Interrompo agora a série sistema de patrulha para fazer um desabafo.
Acabo de falar com o UEB região de São Paulo, indagando a respeito da posição que ela tem em relação a Usina Hidroelétrica de Belo Monte.
A primeira reação foi:
?
- Do que se trata?
Após explicação, que se trata de uma usina na floresta amazônica, a resposta que obtive foi:
- A UEB como instituição não pode assumir nenhuma postura. Pois existem afiliados que são a favor e outros contra.
Estou pasmo!
Pasmo porque entre muitas outras instituições que assumiram posturas, está umazinha chamada OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pequenina, ninguém conhecer, e todos os advogados devem ser contra, pois eles assumiram uma postura e estão lutando contra a ilegalidade deste mega-projeto.
Pasmo, pois Belo Monte vai arrancar de suas terras, 40 mil indígenas acabar com sua cultura e dignidade, juntamente com milhares de outras comunidades ribeirinhas que tentam fazer o manejo sustentável dos recursos naturais da região.
Pasmo, Belo Monte abre a "porteira" para 11 hidroelétricas na floresta amazônica.
Pasmo, pois serão gastos 26 bilhões de reais dos cofres públicos que serão emprestados para empresas privadas realizarem esta aberração, mas o custo final deste monstro ainda é uma incógnita. Ou seja ninguém pode dizer com certeza quanto vai custar a obra.
Pasmo pois a hidroelêtrica congênere a Belo Monte, Balbina, um monstrengo da ditadura militar, opera desde 1989, com uma área alagada de 2.600 Km2, ela geral 60 vezes menos que Itaipu, e sua geração de energia não dá nem para abastecer a cidade de Manaus. Aliás ela é usada por mineradoras. Além disto tudo, devido a decomposição do material orgânico que ficou no fundo do lago, a 22 anos ela libera mais CO2 que 11 termoelétricas a carvão com a mesma capacidade de geração de energia, além de metano que é aumenta ainda mais o efeito estufa no planeta. E esta mesma decomposição tira oxigênio da água e mata os peixes e causa mal cheiro.
Pasmo, pois Belo Monte é uma obra que representa um desenvolvimentismo do século 19, quando acreditava-se que os recursos naturais do planeta eram inesgotáveis.
Pasmo, o Brasil já tem uma "pegada ambiental" insuportável para o planeta, e com este projeto vamos seguindo para colaborar com o fim da humanidade.
Pasmo, pasmo e pasmo.
Por fim, ao atender a ligação a UEB não sabia do que eu estava falando, no momento seguinte dizia que não poderia ter posição.
Esperança. Ele disse que iria averiguar e passar o assunto.
Enfim ela é a última que morre.
Abraços e Sempre Alerta.
Ch. Paulo Sanda
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Sistema de patrulha Parte I
Recentemente fiquei sabendo de um acampamento escoteiro onde houve dentro do acampamento da tropa atividades esclusivas. Bivaque e passeio a cavalo para os monitores.
Como sempre digo, não sou dono da verdade, mas vou falar sobre a forma que vejo este tipo de atitude.
Para começo de conversa isto é um absurdo. Privilegiar alguns é com certeza algo contra-educativo.
De acordo com o "antigo" programa de etapas de classe, havia uma atividade para os escoteiros mais experiêntes, chamada jornada de primeira classe, e recentemente (a menos de 20 anos) foi criado tipo de atividade chamado Ponta de Flecha, estes sim somente para monitores. Mas dentro do acampamento de tropa realizar uma atividade exclusiva para alguns é um escarnio.
O monitor é um escoteiro que eleito por sua patrulha, deve lidera-la.
Vou tentar explicar melhor para aqueles que não sabem do que estou falando.
Uma tropa é formada por 4 patrulhas, que tem até 8 escoteiros. A unidade é a patrulha, os escoteiros de uma patrulha elegem dentre eles, aquele que eles querem seguir; o monitor, este designa o seu assistente, o sub-monitor. Além destes cargos existem vários outros encargos como tesoureiro, secretário, almoxarife, etc. Mas trataremos dos encargos uma outra hora, por enquanto falaremos do monitor.
O monitor lidera a patrulha, não é dono dela. Se ele deseja algo mas a patrulha quer outra coisa não tem direito de impor a sua vontade a patrulha. Vamos a um exemplo:
Mas antes do exemplo, tenho que falar um pouco sobre a Corte de Honra.
A Corte de Honra, formada pela reunião dos 4 monitores, é o administrativo máximo da tropa, entre suas atribuições está a de indicar a concessão de distintivos especiais como cordões e a liz de ouro. Muito bem, se um escoteiro pleitear um distintivo especial para sua patrulha e esta o apoiar, mesmo que o monitor seja contra ele vai para a Corte levar a solicitação e deve atuar como advogado deste escoteiro, ou seja defender a posição dele apoiando-o.
Pois bem, até aqui está bom.
Faço agora uma pergunta.
Você acha correto as regalias, mordomias e privilégios que nossos políticos, juizes e outros representantes do sistema tem? Passaportes diplomáticos para passear a vontade pelo mundo, com tudo pago por cartões de crédito às custas do erário, aumentar o próprio salário em 67% enquanto os trabalhadores e aposentados ficam a míngua, receber sem trabalhar, etc.
Se concorda com tudo isto nem precisa continuar lendo. Mas se não concorda, verá que atividades privilegiadas aos monitores é educar as crianças para a corrupção.
Por isto chefes; atenção quando quiserem "puxar o saco" de monitores. E escoteiros, não aceitem estas atitudes.
Um aperto de mão escoteiro, um grande abraço e Sempre Alerta
Ch Paulo Sanda
Como sempre digo, não sou dono da verdade, mas vou falar sobre a forma que vejo este tipo de atitude.
Para começo de conversa isto é um absurdo. Privilegiar alguns é com certeza algo contra-educativo.
De acordo com o "antigo" programa de etapas de classe, havia uma atividade para os escoteiros mais experiêntes, chamada jornada de primeira classe, e recentemente (a menos de 20 anos) foi criado tipo de atividade chamado Ponta de Flecha, estes sim somente para monitores. Mas dentro do acampamento de tropa realizar uma atividade exclusiva para alguns é um escarnio.
O monitor é um escoteiro que eleito por sua patrulha, deve lidera-la.
Vou tentar explicar melhor para aqueles que não sabem do que estou falando.
Uma tropa é formada por 4 patrulhas, que tem até 8 escoteiros. A unidade é a patrulha, os escoteiros de uma patrulha elegem dentre eles, aquele que eles querem seguir; o monitor, este designa o seu assistente, o sub-monitor. Além destes cargos existem vários outros encargos como tesoureiro, secretário, almoxarife, etc. Mas trataremos dos encargos uma outra hora, por enquanto falaremos do monitor.
O monitor lidera a patrulha, não é dono dela. Se ele deseja algo mas a patrulha quer outra coisa não tem direito de impor a sua vontade a patrulha. Vamos a um exemplo:
Mas antes do exemplo, tenho que falar um pouco sobre a Corte de Honra.
A Corte de Honra, formada pela reunião dos 4 monitores, é o administrativo máximo da tropa, entre suas atribuições está a de indicar a concessão de distintivos especiais como cordões e a liz de ouro. Muito bem, se um escoteiro pleitear um distintivo especial para sua patrulha e esta o apoiar, mesmo que o monitor seja contra ele vai para a Corte levar a solicitação e deve atuar como advogado deste escoteiro, ou seja defender a posição dele apoiando-o.
Pois bem, até aqui está bom.
Faço agora uma pergunta.
Você acha correto as regalias, mordomias e privilégios que nossos políticos, juizes e outros representantes do sistema tem? Passaportes diplomáticos para passear a vontade pelo mundo, com tudo pago por cartões de crédito às custas do erário, aumentar o próprio salário em 67% enquanto os trabalhadores e aposentados ficam a míngua, receber sem trabalhar, etc.
Se concorda com tudo isto nem precisa continuar lendo. Mas se não concorda, verá que atividades privilegiadas aos monitores é educar as crianças para a corrupção.
Por isto chefes; atenção quando quiserem "puxar o saco" de monitores. E escoteiros, não aceitem estas atitudes.
Um aperto de mão escoteiro, um grande abraço e Sempre Alerta
Ch Paulo Sanda
Assinar:
Postagens (Atom)