Interrompo agora a série sistema de patrulha para fazer um desabafo.
Acabo de falar com o UEB região de São Paulo, indagando a respeito da posição que ela tem em relação a Usina Hidroelétrica de Belo Monte.
A primeira reação foi:
?
- Do que se trata?
Após explicação, que se trata de uma usina na floresta amazônica, a resposta que obtive foi:
- A UEB como instituição não pode assumir nenhuma postura. Pois existem afiliados que são a favor e outros contra.
Estou pasmo!
Pasmo porque entre muitas outras instituições que assumiram posturas, está umazinha chamada OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pequenina, ninguém conhecer, e todos os advogados devem ser contra, pois eles assumiram uma postura e estão lutando contra a ilegalidade deste mega-projeto.
Pasmo, pois Belo Monte vai arrancar de suas terras, 40 mil indígenas acabar com sua cultura e dignidade, juntamente com milhares de outras comunidades ribeirinhas que tentam fazer o manejo sustentável dos recursos naturais da região.
Pasmo, Belo Monte abre a "porteira" para 11 hidroelétricas na floresta amazônica.
Pasmo, pois serão gastos 26 bilhões de reais dos cofres públicos que serão emprestados para empresas privadas realizarem esta aberração, mas o custo final deste monstro ainda é uma incógnita. Ou seja ninguém pode dizer com certeza quanto vai custar a obra.
Pasmo pois a hidroelêtrica congênere a Belo Monte, Balbina, um monstrengo da ditadura militar, opera desde 1989, com uma área alagada de 2.600 Km2, ela geral 60 vezes menos que Itaipu, e sua geração de energia não dá nem para abastecer a cidade de Manaus. Aliás ela é usada por mineradoras. Além disto tudo, devido a decomposição do material orgânico que ficou no fundo do lago, a 22 anos ela libera mais CO2 que 11 termoelétricas a carvão com a mesma capacidade de geração de energia, além de metano que é aumenta ainda mais o efeito estufa no planeta. E esta mesma decomposição tira oxigênio da água e mata os peixes e causa mal cheiro.
Pasmo, pois Belo Monte é uma obra que representa um desenvolvimentismo do século 19, quando acreditava-se que os recursos naturais do planeta eram inesgotáveis.
Pasmo, o Brasil já tem uma "pegada ambiental" insuportável para o planeta, e com este projeto vamos seguindo para colaborar com o fim da humanidade.
Pasmo, pasmo e pasmo.
Por fim, ao atender a ligação a UEB não sabia do que eu estava falando, no momento seguinte dizia que não poderia ter posição.
Esperança. Ele disse que iria averiguar e passar o assunto.
Enfim ela é a última que morre.
Abraços e Sempre Alerta.
Ch. Paulo Sanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ch. entendo claramente quando o senhor diz estar pasmo, como nós escoteiros que JURAMOS OBEDECER a lei escoteira cujo um dos artigos é "O escoteiro e bom para as plantas e os animais" "O escoteiro e amigo de TODOS e irmão dos demais escoteiros". Simplesmente não podemos tomar partido ? como posso ser um escoteiro melhor tendo na consciência que não movemos um dedo para pelo menos dizer NOS SOMOS CONTRA ACABAR COM A CULTURA DO MEU PAIS. Nessas horas eu realmente de coração tenho vergonha de falar que acredito em algo que não acredita no que tem capacidade de fazer.
ResponderExcluir