terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sistema de patrulha Parte I

Recentemente fiquei sabendo de um acampamento escoteiro onde houve dentro do acampamento da tropa atividades esclusivas. Bivaque e passeio a cavalo para os monitores.
Como sempre digo, não sou dono da verdade, mas vou falar sobre a forma que vejo este tipo de atitude.
Para começo de conversa isto é um absurdo. Privilegiar alguns é com certeza algo contra-educativo.
De acordo com o "antigo" programa de etapas de classe, havia uma atividade para os escoteiros mais experiêntes, chamada jornada de primeira classe, e recentemente (a menos de 20 anos) foi criado tipo de atividade chamado Ponta de Flecha, estes sim somente para monitores. Mas dentro do acampamento de tropa realizar uma atividade exclusiva para alguns é um escarnio.
O monitor é um escoteiro que eleito por sua patrulha, deve lidera-la.
Vou tentar explicar melhor para aqueles que não sabem do que estou falando.
Uma tropa é formada por 4 patrulhas, que tem até 8 escoteiros. A unidade é a patrulha, os escoteiros de uma patrulha elegem dentre eles, aquele que eles querem seguir; o monitor, este designa o seu assistente, o sub-monitor. Além destes cargos existem vários outros encargos como tesoureiro, secretário, almoxarife, etc. Mas trataremos dos encargos uma outra hora, por enquanto falaremos do monitor.
O monitor lidera a patrulha, não é dono dela. Se ele deseja algo mas a patrulha quer outra coisa não tem direito de impor a sua vontade a patrulha. Vamos a um exemplo:
Mas antes do exemplo, tenho que falar um pouco sobre a Corte de Honra.
A Corte de Honra, formada pela reunião dos 4 monitores, é o administrativo máximo da tropa, entre suas atribuições está a de indicar a concessão de distintivos especiais como cordões e a liz de ouro. Muito bem, se um escoteiro pleitear um distintivo especial para sua patrulha e esta o apoiar, mesmo que o monitor seja contra ele vai para a Corte levar a solicitação e deve atuar como advogado deste escoteiro, ou seja defender a posição dele apoiando-o.
Pois bem, até aqui está bom.
Faço agora uma pergunta.
Você acha correto as regalias, mordomias e privilégios que nossos políticos, juizes e outros representantes do sistema tem? Passaportes diplomáticos para passear a vontade pelo mundo, com tudo pago por cartões de crédito às custas do erário, aumentar o próprio salário em 67% enquanto os trabalhadores e aposentados ficam a míngua, receber sem trabalhar, etc.
Se concorda com tudo isto nem precisa continuar lendo. Mas se não concorda, verá que atividades privilegiadas aos monitores é educar as crianças para a corrupção.
Por isto chefes; atenção quando quiserem "puxar o saco" de monitores. E escoteiros, não aceitem estas atitudes.

Um aperto de mão escoteiro, um grande abraço e Sempre Alerta
Ch Paulo Sanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário